Porque ler histórias em quadrinhos

Para quem já lê, a justificativa é muito imediata e simples.

Eu acho que, no geral, as pessoas lêem quadrinhos para se divertirem e ponto final. Sim, como entretenimento puro!

Mas como qualquer outro meio de comunicação popular do nosso tempo, está em constante evolução e, felizmente, ampliando seus horizontes e desbravando novas fronteiras.

Assim como o Cinema e a Literatura, há quadrinhos de vários gêneros, e para todas as idades; há HQs de autores renomados e globalmente conhecidos, há obras mais transgressoras, outras bem pop, há histórias curtas, outras novelões gigantescos, e há histórias sem-fim;

Mas, ao contrário do Cinema, nos quadrinhos é muito mais fácil criar universos e realidades originais, coreografar batalhas espetaculares, acertar os atores a seus papéis adequados, e também o diretor, o fotógrafo e o cenógrafo, ou até mudar o roteiro no meio da história; e ainda por cima tudo isso sem custos realmente significativos.

E, ao contrário da Literatura, a gente curte texto e imagem simultaneamente. Um apoia e amplia a percepção do outro. Você pode passar um belo tempo curtindo os detalhes de uma página dupla ou analisando o estilo de cada desenhista… independentemente do texto. Ou pode se divertir com uma onomatopéia engraçada, um título-referência ou um diálogo original, mesmo não achando o desenho tão bom assim…

PLUS: dá pra se educar lendo quadrinhos; e não só no seu idioma (ou em mais de um, como é o caso de muita gente que conheço!), mas também em história e geografia, em física e biologia, em psicologia, política e sociologia, e até mesmo em Cinema, Literatura, Pintura, Poesia, Música e tudo que você imaginar de cultura pop (moda, televisão, desenhos animados, comportamento, etc).

Há diversas razões, enfim, para se apaixonar por quadrinhos.

Eu descobri isso há muito tempo, e jamais abandonei os “gibis”.

Quem quiser compartilhar um pouco dessa maravilhosa experiência, ou ainda, quem sabe, aprender um pouco sobre esse universo fantástico e inesgotável, será sempre bem-vindo ao LENDOQUADRINHOS!

“Excelsior!”*

Abraço e aguardo comentários e sugestões.

* Com o perdão da citação, essa é a clássica assinatura do grande criador e lenda viva dos quadrinhos americanos, Stan Lee! Um viva ao mestre!

6 respostas em “Porque ler histórias em quadrinhos

  1. Pingback: Por que ler HQs? | Impulso HQ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s