Lendo quadrinhos da Marvel Comics, hoje!

Invasão de armaduras...

Spider Woman e Iron Man trocando idéias durante a Invasão

Após comentar no POST anterior sobre o esquema de lançamento das comic books americanas e relatar a minha atual “Pull List” de revistas originais da Marvel, deixo uns breves comentários sobre cada título lido:

. Secret Invasion
A badalada mini-série e evento do ano da Marvel, a “Invasão Secreta” dos aliens Skrulls, está no meio do caminho (#4) e já trouxe vários desdobramentos. Quem quiser saber mais, dá pra achar fácil informações por aí. Eu? Até agora curtindo a viagem… e muito! Os Skrulls realmente estão botando nossos heróis pra correr. Mas que venha THOR!

. Secret Invasion – Who Do You Trust?
Excelente edição especial, com vários heróis Marvel (sem títulos próprios) enfrentando Skrulls, onde cada história foi produzida por artistas diferentes e traz vários ângulos e aprofundamentos do “teatro da Guerra”. Minha história favorita foi a dos fantásticos Agentes da Atlas, mas todas são acima da média.

. New Avengers
Revista mensal, traduzida aqui como Novos Vingadores.
O escritor é, desde a edição #1, o fantástico Brian Michael Bendis; aqui (edição #42) seu parceiro nos lápis é ninguém mais ninguém menos que Jimmy Cheung. Esta edição é uma “interligação” da mega-saga Invasão Secreta, apresentando detalhes sobre a origem da própria Invasão e revelações bombásticas. As edições atuais são muito bacanas e com diálogos precisos, em uma série que já teve vários momentos legais e que continua sendo um dos carros-chefe da editora.

. Avengers: The Initiative
Outra mensal, sai no Brasil como A Iniciativa na revista Avante Vingadores!, e no momento também está totalmente interligada à Invasão Secreta. Conta com dois argumentistas de mão cheia – Dan Slott e Chris Cage – e é uma das minhas favoritas ultimamente. Nem falo do que aborda, senão estraga as surpresas de quem não acompanha o USA. Ótimos momentos em caracterizações inspiradas e atualizadas de personagens do 3º ao 5º escalão da Marvel.

. Iron Fist
É a revista mensal do Punho de Ferro, cujo primeiro arco já saiu aqui pela Panini em uma Marvel Especial. Acabou de terminar a gloriosa fase comandada pela dupla Matt Fraction e Ed Brubaker, simplesmente inesquecível, que ampliou gigantescamente a mitologia do personagem. Vamos ver o que nos espera agora com nova equipe criativa.

. Guardians of the Galaxy
Também mensal e ainda inédita no BR, traz um grupo de aventureiros cósmicos chamados Guardiões da Galáxia. A equipe é recém-formada, consequência de outra Saga, chamada Aniquilação (spoilers free também, don’t worry!). Os autores são Dan Abnett e Andy Lanning nos textos e o excelente Paul Pelletier nos desenhos. Muita ação e uma equipe com personagens cativantes. Tá muito legal encarar esta nova formação dos Guardiões, eu que sou fanzaço da formação “clássica” (um dia comento mais).

. Captain Britain and the MI13
Também mensal e inédita por aqui, já que é bem novinha, esta é a nova casa do herói Capitão Britânia, agora atuando junto ao departamento inglês MI13 junto a outros heróis britânicos – a maioria saída da mini-série do Peter Wisdom que foi publicada no Brasil em Marvel MAX (e em geral foi detonada pela galera). Bom, esta revista é bem superior à Wisdom, e nasceu interligada à Invasão Secreta, mas com um enfoque próprio e original. Excelente, até o número #3.

. Marvel Comics Presents
Revista mensal diferenciada, que apresenta 4 pequenas histórias em cada edição, cada uma enfocando um personagem. A maioria das histórias até agora (#10) foram bem médias e dispensáveis, com apenas as longas e as vezes enroladas séries do Guardião (da Tropa Ômega) e do Vanguard com algum brilho. Bem irregular, vai ser cancelada em breve e acho que merece. A editora podia ter feito escolhas mais prudentes com relação ao mix de personagens, acrescentando mais medalhões entre as figuras desconhecidas.

. The Eternals
Outro título recém-lançado, trata de uma continuação, no caso, da excelente mini-série concebida por Neil Gaiman e John Romita Junior – já publicada aqui – da Saga dos Eternos, ótimos personagens pouco explorados pela editora desde sua criação pelo grande e saudoso Jack Kirby. Só li a #1 até agora e foi média. O desenho de Daniel Acuña é bem bonito mas o texto dos irmãos Knauf trouxe poucas novidades. É um título que promete boas histórias, mas creio que não vou acompanhá-lo.

. The Twelve
Intrigante mini-série, abordando com detalhes e sem pressa a vida de 12 heróis perdidos da II Guerra Mundial recentemente localizados e despertados por militares americanos. A premissa a la Capitão América pode ser batida, mas com 12 heróis ao invés de 1 – e personagens pouco desenvolvidos na época de sua criação nos anos 40 – enfrentando as gigantescas transformações da sociedade americana e do mundo nesse período (não há super-vilões, só eles contra suas próprias histórias!) tem sido muito bem trabalhada pelo veterano JMS. A arte de Chris Weston é uma atração extra, elaborada e condizente com o clima ora desesperançoso, ora violento, ora misterioso que a trama traz. Há personagens muito interessantes que, torço, sobrevivam ao final e fiquem intrigados ao restante do Universo Marvel.

. Official Handbook of the Marvel Universe merece um Post próprio, mais pra frente.

. Mythos: Captain America ainda não li… mas estou curioso pra fazer um paralelo com os “Maiores Clássicos” (que comentei há pouco aqui no Blog… please vejam nos posts anteriores.)

Por enquanto é isso.
Mais tarde tem mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s