Rapidão: Quadrinhos que andei lendo (Parte 1)

Feriados e finais de semana são sempre ótimas oportunidades para descansar, passear, ver os amigos e, lógico, ler bastante.

Em termos de HQs consegui “finalizar” várias revistas nas últimas duas semanas. Menos do que gostaria, claro, afinal tenho filhos pequenos mas mesmo assim foram dias interessantes. Rápidos comentários de algumas dessas revistas:

Marvel Max #67, 68, 69: Este é um dos meus títulos favoritos da Editora Panini. É quase inacreditável já que tenha durado tanto tempo. Nessas edições, destaco “A Guerra é um Inferno” de Garth Ennis e Howard Chaykin, sobre combatentes aviadores na I Guerra Mundial, excelente; “1985”, de Mark Millar e Tommy Lee Edwards, roteiro interessante e com nostalgia pura para quem cresceu e viveu os 80 com quadrinhos da Marvel e ” Zumbis Marvel” de Robert Kirkman e Sean Philips ainda divertidos. O arco do “Justiceiro e as viúvas” desta vez está mediano, mas ainda uma boa pedida. Material adulto com heróis Marvel em boa fase.

“A História do Universo DC” – é uma revista que jamais imaginei que seria publicada no Brasil, pois é de 1986 e, portanto, sobre uma cronologia que já não existe mais: a da DC no pós-Crise nas Infinitas Terras, redigida pelo próprio Marv Wolfman. Excelente surpresa. Só os desenhos do George Perez já valem a pena. Ainda tem um bônus com a republicação dos pequenos capítulos da atual realidade da DC que já saíram aqui na série “52”. Imperdível.

“Universo Marvel #46 e 47” – As aventuras de Hercules e seu novo amigo Amadeus Cho continuam em bom ritmo; tem os doentios Thunderbolts; o Quarteto Fantástico em boa fase com Mark Millar e Bryan Hitch e o Motoqueiro Fantasma finalmente ganhando histórias de qualidade nas mãos de Jason Aaron. Uma revista geralmente regular que melhorou muito nos últimos anos.

“Marvel Action #27, 28 e 29” – Aqui a estrela ainda é o Demolidor. Nestas edições tivemos histórias menores de sua saga, uma focando o Ben Urich, outra o vilão-que-quer-ser-herói Tarântula Negra e Murdoch perdido com o destino cruel da amada Milla: bom mas não excelente; Cavaleiro da Lua que começou razoável, teve um final de arco bem fraquinho… e a Panini anunciou que vai dar um stop nas hqs do herói, por mim tudo bem; tivemos ainda Justiceiro em aventuras medianas de Matt Fraction e Chaykin; Pantera Negra lutando contra o Terror Negro foi mediano mas o primeiro capítulo contra os Skrulls foi fantástico (novamente por Jason Aaron) e, por fim, a estréia do Hulk-vermelho de Loeb e McGuiness… esquisito. Ao contrário de “Universo Marvel”, “Marvel Action” já foi melhor…

“Vingadores/Invasores #1 e 2” – projeto do Alex Ross pra Marvel, a última parte (12ª) ainda nem saiu nos EUA mas a Panini já está na parte seis por aqui… bem as duas primeiras edições mostraram uma boa história de encontro-luta-desencontro-luta de equipes… nada de muito sensacional, mas bem montado, divertido e com alguns momentos inspirados. Vamos ver se a trama tem fôlego pra sustentar mais 8 partes…

“Fugitivos – Marvel Especial” – é o arco do Terry Moore (eba!) e do Humberto Ramos (eca!). Achei bem legal, despretensioso mas muito divertido, com foco nas caracterizações de alguns dos personagens mais carismáticos da equipe, como a pequena grande mutante Fortona. De quebra, ainda resolveu um “problema” (que não vou contar qualé) que na verdade é o destino de um personagem que nunca fui com a cara… valeu a pena.

“Guias DC Comics – Roteiro e Desenhos” – são dois tijolos lançados pela já finada Opera Graphica onde no volume 1 o lendário Denny O´Neil descreve um curso completo de Roteiro utilizado pela editora DC; e no volume 2 Klaus Janson conta tudo sobre técnicas modernas e clássicas de desenhos em Hq. Já tenho faz algum tempo, e ainda não li tudo, vou aos poucos e por partes, porque é uma obra de consulta, totalmente ilustrada com dicas valiosas para quem quer “aprender a fazer” ou, como no meu caso, a “saber como se faz” comics na atualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s