Resenha de Guerras Secretas Homem-Aranha #1 – Panini Comics

guerras-secretas-homem-aranha-1-669x1024

A primeira edição estrelada pelo Homem-Aranha conectada à nova realidade de Guerras Secretas, intitulada “Renovando os Votos”, traz o escalador de paredes em uma situação pedida, sonhada, exigida até, por muitos fãs antigos: Peter Parker ainda casado com Mary Jane e, vejam só, criando uma filhinha, a adorável Annie.

. Volume de Spoilers: Poucos, só o indispensável para a resenha.

Muita gente não sabe, ou mal se lembra, mas durante a longa e confusa Saga do Clone de meados dos anos 90, o casal aparentemente teve uma bebê, mas foi algo que nunca foi totalmente esclarecido, ou mesmo confirmado, pela Marvel. Na ocasião, a filha seria chamada de May, mas desapareceu ao final da Saga, supostamente tendo morrido em um desabamento.

Pois bem, graças à reconfiguração trazida pela atual Guerras Secretas, a Marvel resolveu “brincar” com esse fato mal explicado, a partir desta história, originalmente publicada em 5 partes, que a Panini traz aqui completa.

Dan Slott, o argumentista das revistas mensais do Aranha, também ficou com a responsabilidade de imaginar como seria esta família Parker e, acredito, saiu-se muito bem. A história inicialmente apresenta a filha bebê, quando uma grande tragédia acontece com a comunidade heroica de Manhattan. Como sempre, procuro evitar estragar as surpresas para quem ainda vai ler, mas, resumidamente, Slott introduz um poderoso vilão, que consegue efetivamente se tornar um enorme problema. Todavia, o autor não se restringe a ele: um dos mais clássicos inimigos do Homem-Aranha, que marcou profundamente os anos 90, tem uma participação ameaçadora como há tempos não víamos, e vários outros personagens, inclusive heróis, marcam presença em pequenas pontas.

O talentoso desenhista Adam Kubert está inspirado e acrescenta muito movimento nas cenas de ação, sempre com um ótimo storytelling, auxiliado pela arte-final de John Dell e as cores de Justin Ponsor. Mary Jane, JJJ e alguns vilões estão muito bem retratados, e a pequena e valente Annie ficou muito simpática, com grande potencial. E mais: mesmo nesta realidade sob o domínio do medo, Nova Iorque ainda é radiante.

Interessante, também, é como Slott e Kubert pontuam a história com pequenos momentos que estão eternamente associados com “uma HQ do Aranha”, mas que nem sempre aparecem: comentários de pessoas anônimas, das ruas, diante da presença do herói que, por sua vez, se encontra com diversos outros heróis que, em um primeiro momento, não acreditam nele, que para complicar toma atitudes impetuosas, mais a típica correria, a questão da honestidade e da culpa, enfim, esta é uma bela história para os fãs do Peter Parker mais tradicional.

Se há algo a criticar, sem dúvida são algumas soluções muito simples do roteiro para alguns problemas complexos. Em determinados pontos-chave da aventura, tanto no começo como, sobretudo, no final, as grandes mudanças acontecem mais rapidamente do que seria de fato necessário para tornar esta HQ ainda mais memorável.

Contudo, colocando na balança o que foi efetivamente criado, incluindo a premissa da família Parker e, em especial, a caracterização muito crível de como seria uma “pequena filha do Aranha”, e também a ótima arte de Kubert e o clima de história clássica com vários elementos bem desenvolvidos do personagem, fazem desta HQ um dos mais interessantes tie-ins de Guerras Secretas até o momento – mesmo esclarecendo que há pouquíssima conexão com o restante do Mundo Bélico.

Nota: 8,0.

Uma resposta em “Resenha de Guerras Secretas Homem-Aranha #1 – Panini Comics

  1. Pingback: Resenha: Guerras Secretas Vingadores #1 (Marvel/Panini) | Lendo quadrinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s