Resenha de Guerras Secretas Vingadores #3 – Panini Comics

guerras-secretas-os-vingadores-3-669x1024

A terceira edição do título Vingadores na fase Guerras Secretas da Panini traz na íntegra a minissérie Thors, escrita por Jason Aaron e desenhada por Chris Sprouse.

Volume de Spoilers: moderados, mas sem entregar pontos-chave.

Os leitores mais antigos da Marvel sabem que, neste caso, a editora não selecionou um evento anterior para produzir uma continuação ou uma versão para o cenário do Mundo Bélico. Thors é completamente original no conceito e está firmemente inserida nas Guerras Secretas. Portanto, vale o aviso: lê-la sem acompanhar a megasaga vai trazer algumas dificuldades.

A história tem como protagonista o Thor Supremo (do universo Ultimate), que é um dos investigadores da corporação policial que vigia os reinos do Mundo Bélico a mando de Deus Destino, batizada de Tropa Thor. Ele e seu parceiro, Bill Raio Beta, estão diante de um crime misterioso envolvendo mulheres e, aparentemente, sem nenhuma pista ou suspeitos. Sim, o começo é cliché mas, claro, tudo fica diferente quando os policiais são deuses guerreiros superpoderosos!

Outras versões de Thors importantes da mitologia Marvel aparecem, como o “das Runas”, o “Sapo”, o “Caolho do Futuro” (criado recentemente pelo próprio Jason Aaron) e o da realidade principal, agora mais conhecido como “Odinson”. O leitor também terá a oportunidade de ver algumas curiosas versões inéditas, como um “Thor Groot” e um “Thor Lobo”. Eles e outros trazem diversidade e graça para a Tropa Thor, que não mede esforços para punir crimes ou buscar vingança, seja com gangues de Motoqueiros Fantasmas, dúzias de Hulks, Ultrons e Zumbis.

Os primeiros dois capítulos são muito bons, instigantes e com um excelente ritmo, mas a trama perde o fôlego nas duas partes finais. A solução encontrada pelo autor é até válida, mas impossível também não achá-la simplesmente preguiçosa.

Aaron, que desde a fase Marvel Now abraçou com vigor o título central do Thor, criando arcos poderosos e com uma qualidade média invejável – alçando-o ao primeiro time dos grandes roteiristas da história do personagem, continua muito à vontade com portadores de martelos mágicos em geral, especialmente nas falas e atitudes dos trovejantes. Há uma ótima cena de interrogação entre um dos membros da Tropa e um suspeito e a cerimônia de um funeral também é digna de nota mas, como já dissemos, os bons e mais criativos momentos concentram-se no começo da história. Uma pena que faltou algo realmente diferente para encerrar a trama.

O talentoso Chris Sprouse fez poucos trabalhos para a Marvel, mas é veterano da DC e premiado com dois Eisner pelo seu Tom Strong, em parceria com Alan Moore e editada originalmente pela America´s Best Comics na virada dos anos 2000 (essa série está atualmente sendo publicada na íntegra pela Panini).

Suas representações dos personagens conhecidos são fiéis aos originais, e os novos, bem realizadas e interessantes. Sua narrativa gráfica é tradicional, correta, sem arroubos, e trazem poucas splash pages, mas quando surgem são sempre impressionantes. A arte-final de Karl Story é limpa, sem exageros, e as cores do sempre competente Marte Gracia realmente fazem a arte brilhar nos momentos certos.

thors_guerras_secretas_splashpage

A excelente equipe criativa, porém, não consegue entregar uma história plenamente inesquecível. É bem produzida e tem um começo promissor, mas a solução dos crimes e, sobretudo, o final (?!) anti-climático deixam a desejar. No mais, gostaria de ver novamente Sprouse experimentando com outros personagens Marvel.

Completa a edição da Panini uma divertida e frenética aventura de Misty Knight, em parceria com o sumido Paladino, no reino de Killville, em que enfrentam versões da galeria de vilões do Homem-Aranha, com texto de Kevin Maurer e ótimos desenhos de Cory Smith e cores de Jesus Aburtov.

 Nota 7,0.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s