Resenha de Grandes Astros Batman Renascimento #1 – Panini Comics

Capa da nova revista de luxo do Batman

A Panini decidiu lançar uma terceira revista regular do Batman na Fase Renascimento DC com um tratamento diferente: capas cartonadas e miolo com um papel couchê mais encorpado e com mais brilho do que o tradicional LWC. A revista custa R$ 9,90, ou seja, o mesmo padrão da minissérie Cavaleiro das Trevas III, também em andamento.

. Volume de Spoilers: nenhum, leia sem medo.

O acabamento de luxo se justifica pela dupla criativa: Scott Snyder no argumento, roteirista premiado e com uma enorme base de fãs do morcego, que cuidou da mensal do personagem durante a Fase Novos 52, e John Romita Jr. nos desenhos, astro das HQs famoso principalmente pelos seus inúmeros trabalhos na Marvel. O título também é visto dos EUA quase como um evento, por isso recebeu o “selo” All-Stars e é um dos campeões de vendas da DC.

A história, chamada “Meu Pior Inimigo” tem algumas particularidades, que a distingue da maioria das tramas do Batman. Uma delas é o cenário: ao invés de se concentrar nas ruas escuras de Gotham City, veremos nosso herói em ação no campo, nas fazendas, lanchonetes de estrada e em pequenas cidades do interior do estado. Outra diferença é que, embora haja um vilão principal, teremos certamente um enorme contingente de vilões adicionais (alguns que já aparecem aqui eu nem conhecia).

O ritmo é frenético, com muita ação seguida de mais ação, lutas violentas e bons diálogos. Snyder altera sua história entre o presente e flashbacks para explicar, ou melhor, a começar explicar, como o morcegão se envolveu com o atual problema. Embora não seja totalmente inovadora, a premissa tem potencial para um grande arco.

Romita Jr. entrega sua habitual habilidade cinematográfica, com traços mais caprichados do que outros trabalhos, certamente por conta da arte-final detalhista de Danny Miki. As primeiras 3 páginas são uma aula de storytelling, com quadros horizontais de mesmo tamanho para o prelúdio e grandes quadros para a explosão de ação na página dupla. O posicionamento de cada personagem e o ângulo de visão escolhido tornam a leitura extremamente agradável e impactante. É incrível como Romita distribui bem o tempo do leitor quadro a quadro. Outro destaque é a última página, que revela o gancho de forma suave, natural, sem apelações.

Página interna, com uma cena típica de badass batman que muitos fãs esperam

As cenas do campo são lindas, com cores vibrantes de Dean White, outro veterano que completa um time de primeira qualidade. Acho que nunca vi uma história do Batman tão ensolarada como esta mas, não se engane: é, também, perturbadora.

Além da primeira parte da história principal, completa a edição uma história curta, de 8 páginas, também escrita por Scott Snyder mas desenhada por Declan Shalvey e com cores de Jordie Bellaire. Esta dupla artística fez recentemente um trabalho excelente com o Cavaleiro da Lua, da Marvel (saíram em encadernados). “A Roda Amaldiçoada” também terá continuação e apresenta um mistério a ser resolvido por Batman e Duke, seu novo parceiro. Apesar de curta, traz densidade e desperta interesse na continuação.

Edição caprichada e com duas histórias envolventes, com arte de primeira do começo ao fim. Belo início para a nova Grandes Astros Batman.

Nota 8,5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s