Mulher-Maravilha #3 – Panini Comics

Capa Variante com Gal Gadot

Resenha da terceira edição da mensal Mulher-Maravilha do Renascimento DC – sim, eu estou atrasado!

. Volume de spoilers: como de praxe, nunca comento pontos cruciais, só procuro contextualizar a história, citando alguns aspectos.

Com data de Junho/2017, novamente temos duas edições de Wonder Woman nesta revista da Panini, a #4 e a #5, ambas escritas pelo premiado Greg Rucka, sendo que a primeira, ambientada no passado, reconta a origem da Mulher-Maravilha e o seu primeiro encontro com Steve Trevor e o Mundo do Patriarcado, e a segunda, situada no presente, relata mais um capítulo da aventura na selva africana na companhia da Mulher-Leopardo.

Realmente, é notável o cuidado com o desenvolvimento dos detalhes que Rucka traz em todo este arco da origem da Mulher-Maravilha. Da construção da sociedade das amazonas aos seus hábitos, do modo com que encaram a ameaça trazida pela chegada de Trevor e seu avião à reverência aos Deuses… mas, sobretudo, é tocante ver o amor entre Diana e sua mãe, Hyppolita. Há dor genuína no coração da rainha quando o dever as separa. Sobre o roteiro, que flui naturalmente, acompanhamos a difícil decisão das guerreiras sobre o destino do soldado americano sobrevivente, que envolverá a escolha de uma campeã. Ah, e Rucka ainda explica, sutilmente, de onde veio a clássica ideia do “avião invisível” eternamente associado à personagem.

Claro, tudo isso não teria o mesmo impacto sem a arte delicada e que respeita enormemente as personagens de Nicola Scott. Além da beleza clássica que impõe nos corpos e rostos das guerreiras amazonas, destaca-se o esmero com a arquitetura, a decoração, as expressões faciais, bem como com a própria narrativa e a quadrinização. Sem dúvida, é um trabalho impressionante, belo e superior. Romulo Fajardo Jr. novamente entrega cores perfeitas para esta edição impecável.

Splash Page Dupla de Nicola Scott com as amazonas em ação

Contudo, não estou gostando da segunda história, dividida em três frentes narrativas: a primeira mostra Trevor prisioneiro tendo uma conversa recheada de frases de efeito com um warlord pretensamente poderoso, Cadulo; na segunda Diana e a Mulher-Leopardo continuam discutindo a relação enquanto procuram pelo mesmo vilão; finalmente, na terceira narrativa, Etta Candy e Sasha tem um encontro noturno para discutir a perda de contato com o esquadrão de Trevor nas florestas de Bwanda. Essa situação (porque não se falaram por telefone?) parece apenas uma desculpa preguiçosa para o roteirista apresentar uma nova situação misteriosa envolvendo uma dessas mulheres.

Os desenhos de Liam Sharp estão bem menos interessantes do que nas edições anteriores. A sequência da conversa cara a cara de Etta e Sasha, especialmente, é enfadonha e expõe a baixa capacidade do desenhista em produzir páginas de talking heads interessantes. No resto da história, como há pouca ação desta vez (situações em que Sharp se destacou nas revistas #1 e #2), restam algumas poses da Mulher-Maravilha e da Mulher-Leopardo na floresta, e excesso de testosterona no embate entre Cadulo e Trevor. Nem a competente Laura Martin nas cores consegue um resultado agradável, pois há excesso de brilhos e efeitos.

Página interna com a arte de Liam Sharp

Em suma, a edição da Panini faz o correto em publicar as histórias na sequência. Como a publicação original americana é quinzenal, as duas tramas saem intercaladas mesmo. Contudo, a diferença de escopo e qualidade é tão grande que incomoda. Não há previsão de alteração no esquema. Imagino no futuro ler em encadernados a história desenhada por Nicola Scott e agradecer pela experiência. Deste jeito, não fica tão legal. Mas vamos continuar resenhando este título da DC.

Finalmente, destaco mais uma arte do Frank Cho retratando a poderosa Princesa Diana.

A arte de Frank Cho para uma capa variante está no interior desta revista

Nota: 7,5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s